quinta-feira, 17 de abril de 2014

O poder do colágeno

O colágeno ou gelatina, é a classe mais abundante de proteínas do organismo humano, sendo o principal componente protéico de órgãos como a pele, ossos, cartilagens, ligamentos e tendões (representa mais de 30% da proteína total).
Sua função é primordialmente estrutural, ou seja, proporciona sustentação às células, mantendo-as unidas. 

É um componente do tecido ósseo tão importante que atualmente já se pode diagnosticar a probabilidade de se desenvolver osteoporose através da perda de colágeno, trinta anos antes de a osteoporose aparecer.

Benefícios do colágeno
O colágeno é responsável pela cicatrização e regeneração dos tecidos. No caso das unhas e cabelos, ele forma uma matriz onde os minerais se fixam para deixá-los fortes, resistentes e brilhantes.
* O colágeno hidrolisado tem um efeito regenerativo em ossos e articulações. A dor da articulação pode ser reduzida com a ingestão de alimentos enriquecidos com colágeno hidrolisado.  Também é indicada para emagrecimento e ainda possui aporte protéico e promove a saciedade. 
Com apenas 10g de gelatina por dia, obtém-se o fornecimento ideal 
 desses aminoácidos tão importantes.
O colágeno é essencial para manter a pele firme, macia e brilhosa. Um grande aliado no combate à estrias e flacidez da pele.


Falta de colágeno no organismo
Ele é produzido normalmente no nosso organismo desde que nascemos. Contudo, quando entramos na fase da maturidade, sua deficiência começa a ser notada. Estudos mostram que a partir dos 30 anos, o corpo sofre uma perda anual de colágeno por volta de 1%, e aos 50, passa a produzir apenas uma média de 35% do colágeno necessário para os órgãos de sustentação.
Denominada
colagenoses, essa deficiência acarreta uma série de problemas como:
* desidratação e perda de elasticidade da pele, culminando em flacidez e no aparecimento de rugas e estrias.  
* aumento da fragilidade articular e óssea. 
* rigidez muscular, 
* problemas com crescimento, 
* inflamação nas juntas musculares, 
* diminuição da espessura do fio capilar, 

* doenças cutâneas, entre outros.

Fontes de Colágeno
* alimentos ricos em proteínas de origem animal (carne vermelha, frango, peixe), bem como aqueles que são à base de soja. 
* vitamina C (limão, melão cantalupo, caju, kiwi, acerola e goiaba) 
* vitamina E, selênio e zinco (avelã, amêndoa e castanha-do-pará)


Existem suplementos à base de colágeno que podem ajudar na reposição, facilmente encontrado em lojas de produtos naturais, orgânicos ou farmácias. 
Extraído do osso e da cartilagem do boi, o colágeno passa pelo processo de hidrólise (quebra das moléculas de proteína) para ser absorvido facilmente pelo organismo. 
Para sentir na pele os efeitos do colágeno, classificado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) como novo alimento, você precisa consumi-lo todos os dias. 
Alguns profissionais preferem indicar a substância manipulada de acordo com a necessidade de cada paciente, mas também é vendida pronta:  


cápsula de colágeno - É o colágeno puro. Só que, por não ser hidrolisada, é menos eficiente. A explicação está no processo: “A hidrólise quebra as moléculas da proteína presente no colágeno. Menores, elas são absorvidas pelo organismo com mais facilidade”, explica a engenheira de alimentos Gisele de Carvalho Döll, de Curitiba. Ou seja, você tem de consumir uma dose bem maior de gelatina em cápsula para ter o mesmo efeito do colágeno hidrolisado. 

 * colágeno em pó - Diluída em água (rende um refresco) ou leite (vira um shake), tem a vantagem de proporcionar saciedade. Ou seja, de quebra, dá uma força no controle do peso.  

gelatina - A gelatina que a gente come de sobremesa tem só 10% de proteína  e, por isso, não deve ser considerada como alternativa para firmar a pele ou deixar o corpo mais durinho. Mas é uma boa opção para enganar a fome ou matar a vontade de doce sem acrescentar muitas calorias.

   Firmar a pele, adiar as rugas, amenizar a celulite...
 Entendeu porquê o colágeno é tão poderoso?

Nenhum comentário:

Postar um comentário